5 usos do WordPress diferentes

WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que é principalmente utilizada em blogs, mas atualmente podemos utilizar o WordPress para diferentes propósitos. É uma plataforma simples de se usar e bastante flexível, com um arsenal de temas e plugins disponíveis para uso. Existem alguns usos do WordPress que você talvez não conheça. Nesse artigo vou mostrar algumas formas alternativas de se utilizar o WordPress em sites diferentes de Blogs. Lembrando que essas não são as únicas formas de utilização dessa plataforma.

1. E-commerce

O e-commerce é um dos usos do WordPress e vem crescendo muito no Brasil e no mundo. A cada dia aumenta o número de pessoas que compram pela internet que chega a quase 20% da população do Brasil. E o faturamento do e-commerce teve crescimento de mais de 4400% em 12 anos. Nesse ano de 2012 as vendas do varejo on-line deverão fechar com cerca de 22,5 bilhões de reais. É um setor que vem crescendo muito rapidamente. Para usar o WordPress em um site de e-commerce leia esse artigo.

Plugin WordPress para e-commerce: https://shopplugin.net/

Exemplo: http://www.sozocoffee.com/

ecommerce wordpress

  2. Fórum

Fórum é um espaço aberto a todos os usuários que quiserem discutir sobre um questionamento expressando sua opinião e seu ponto de vista sobre determinado assunto ao mesmo tempo que ler as opiniões e questionamentos de outros usuários como ele. Existem várias formas de você adicionar um forúm ao seu site, uma delas é usando o WordPress. A TheDeadOne.net oferece o TDO Forum WordPress Theme. Esse tema vai dar ao site funcionalidades de um fórum, e você poderá editar o design da maneira que desejar.

Plugin WordPress para Fórum: http://thedeadone.net/software/tdo-forum-wordpress-theme/

Exemplo: http://www.ratsclan.com/forums/

forum wordpress

 3. E-mail Newsletter

E-mail Newsletter é um dos usos do WordPress pouco conhecido. Criar uma newsletter para se comunicar com seus clientes é uma ótima forma de ter relacionamento com seu cliente. O contato periódico da marca com o cliente faz com que sua marca fique na cabeça do cliente, e dá oportunidade ao cliente atingir seu objetivo, por exemplo, entrar em contato. Para fazer uma newsletter com WordPress leia esse tutorial.

4. Rede Social

As redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas em torno de um interesse. Com isso fica cada vez mais fácil e rápido se comunicar com pessoas com os mesmos interesses. Existem também as redes sociais corporativas que são voltadas pra alguma empresa, onde os usuários seriam os profissionais, parceiros, clientes e fornecedores. E redes sociais em instituições de ensino, onde são voltadas para o relacionamento com os alunos e melhorar o ensino, disponibilizando material didático para os alunos, os usuários são professores, funcionários e alunos da instituição.

Plugin WordPress para Redes Sociais: http://wordpress.org/extend/plugins/buddypress/

Exemplo: http://www.hmag.com/

rede social wordpress

5. Leilão

Sites de leilão é um dos usos do WordPress que pode ser uma boa opção de investimento para empreendedores digitais. Os sites de leilão por um centavo são uma modalidade de e-commerce que vem ganhando espaço no Brasil. Essa modalidade de e-commerce permite aos usuários leiloar e/ou encontrar qualquer tipo de coisa. O diferencial do modelo é a oportunidade de compra com ótimos descontos e a competição entre os compradores online. Com o WordPress é possível implementar esse modelo de site.

Plugin WordPress para Sites de Leilão: http://wordpress.org/extend/plugins/wp-auctions/

Exemplo: http://bandbidder.com/ leilao wordpress

Compartilhe com seus amigos:Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrEmail this to someone